Lancheira de sexta-feira na escola

Vocês já ouviram falar no dia da “refeição livre”? Essa expressão é usada ao se referir ao dia livre, quando é “liberado” qualquer tipo de refeição, mesmo que ela não faça parte do plano alimentar saudável em questão (cardápio e sugestões da escola). Aqui na Escola Castelo Mágico, temos a refeição livre da semana nas sextas-feiras que é no horário do lanche da tarde, onde as crianças podem escolher o que levar em suas lancheiras (opcional)!

“As refeições livres podem ajudar a controlar a sensação de privação alimentar da criança, o que contribui com a aderência prolongada das outras escolhas alimentares saudáveis. Saber que temos “direito” a uma refeição livre nos traz uma sensação de expectativa extremamente positiva para que nossa mente se mantenha focada no objetivo da alimentação saudável”.

SEXTOU COM DICAS DA NUTRI:

1. É MUITO importante incluir a refeição livre apenas na SEXTA-FEIRA (regra da escola), obedecendo então à rotina saudável durante a semana. Caso a criança peça para levar algum alimento que não esteja incluso na opção saudável, lembrá-lo que ele poderá esperar e levar na sexta-feira, dia da refeição livre. Assim como fazemos com o dia do brinquedo;
  2. Organize com a criança um dia antes o que ela quer levar no dia livre da semana! Não deixe para escolher em cima da hora, assim a criança irá curtir melhor esse momento e ficará ansiosa para o dia da refeição livre na escola;
  3. Refeição livre não é dia livre! Atenção para não consumir outros alimentos livres nas demais refeições como café da manhã, almoço ou jantar;
  4. Atenção para não incentivar a criança escolher refeições que não são saudáveis! A ideia da refeição livre é deixar a criança escolher o que sente vontade. Caso a criança fique em dúvida, uma dica é deixar alimentos variados em cima da mesa e deixar a criança escolher;
  5. Que tal balancear as refeições livres? Exemplo: Caso a criança escolha chocolate, experimente levar um chocolate meio amargo ou 70% se possível. Você pode derreter no micro-ondas com um pouquinho de água, e fazer tipo fondue para consumir com frutas; ao invés de frituras, opte por assados;
  6. Atenção à quantidade escolhida! É importante ter equilíbrio nas quantidades, tendo em vista que as crianças escolhem alimentos mais calóricos na maioria das vezes.

Entenda o que é regra e o que é exceção! A regra nunca deve se tornar exceção e vice-versa. Isso é o que chamamos de equilíbrio! Saber aproveitar a semana sem deixar de lado nosso bem maior, que é a saúde dos nossos pequenos!

ATENÇÃO!! Levando em consideração as visitas técnicas e acompanhamento das refeições que realizo na escola, ainda destaco a preocupação no grande consumo (DIÁRIO) de alimentos “não saudáveis” nas lancheiras das crianças, como refrigerantes, balas, chocolates, salgadinhos, embutidos (salames, mortadela, presunto), bolachas recheadas, bolinhos industrializados, “todynhos”, etc.! Com isso, iremos enviar novamente algumas dicas com opções saudáveis para consumirem durante a semana! Lembrando que sexta-feira o aluno poderá realizar sua “refeição livre”.