Dicas da Nutri para lanches saudáveis

ATENÇÃO!! Levando em consideração as visitas técnicas e acompanhamento das refeições que realizo na escola, ainda destaco a preocupação no grande consumo (DIÁRIO) de alimentos “não saudáveis” nas lancheiras das crianças, como refrigerantes, balas, chocolates, salgadinhos, embutidos (salames, mortadela, presunto), bolachas recheadas, bolinhos industrializados, “todynhos”, etc.! Com isso, iremos enviar novamente algumas dicas com opções saudáveis para consumirem durante a semana! Lembrando que sexta-feira o aluno poderá realizar sua “refeição livre”.

Ressalto que esses alimentos são ricos em gordura e açúcares e o consumo precoce ou em excesso podem causar alguns distúrbios como: hipertensão, colesterol elevado, diabetes, obesidade infantil ou futura, intolerâncias ou desencadear alergias. Por este motivo, trazemos algumas opções de lanches e dicas de preparo para uma lancheira saudável e adequada para armazenamento de alimentos. Segue abaixo novamente algumas dicas com as opções e orientações. ATENÇÃO PARA ADICIONAR ALIMENTOS DE CADA GRUPO ALIMENTAR

ENERGÉTICOS: São alimentos ricos em carboidratos, responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo. Ex.: Cereais, pães integrais, batata doce, tapioca.

REGULADORES: São alimentos ricos em vitaminas e minerais, responsáveis pela regulagem das funções do nosso organismo. Ex.: Verduras, legumes e frutas.

CONSTRUTORES: São alimentos ricos em proteínas, responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos do organismo. Ex.: Carnes/frangos em geral, ovos, lácteos (leite, iogurte, queijos), leguminosas.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES DEVEM SER CONSIDERADAS COMO:
 Certifique-se que esteja mandando dentro da lancheira um produto de cada grupo alimentar;

 Inclua sempre uma opção de bebida para hidratar, sempre variando! (Água; água de coco; suco natural; ou polpa sem açúcar; chás); O iogurte também é uma boa opção, mas tome cuidado com seu armazenamento, pois deve manter resfriado em lancheira térmica e consumir o mais cedo possível ou armazenar na geladeira da escola;

 O suco natural ou de polpa deve ser preparado próximo de sair de casa. Na falta de tempo para preparar, uma dica é congelar o líquido em forminhas de gelo e ao organizar a lancheira, colocar os cubos na garrafa térmica da criança. A bebida irá descongelar aos poucos até a hora do consumo;

 Para agregar maior valor nutricional, você pode incluir um potinho com mix de sementes como gergelim, chia, linhaça ou até mesmo quinoa em flocos e aveia para consumir com a fruta. Oleaginosas (castanhas, amêndoas, macadâmia, etc.) também são ótimas opções, porém com custo maior.

 Envolva o sanduíche em papel filme ou alumínio protegendo e evitando que o aroma do mesmo não interfira em outros alimentos acondicionados na bolsa térmica;

 As frutas devem ser enviadas higienizadas e secas. Organize de maneira para que não saiam do lugar até chegar ao horário do consumo;

 Ao escolher os alimentos:
PREFIRA: Pães, bolos ou biscoitos integrais, multigrãos, de arroz ou de milho; sucos naturais ou de polpa.
EVITE: Pães brancos, bolachas recheadas e salgadinhos; sucos de caixinha, refrigerantes ou achocolatados. Os produtos industrializados são ricos em açúcares, gorduras e conservantes e com pouquíssimo valor nutricional.
Fique de olho nos rótulos e ingredientes dos industrializados! Alguns dos alimentos são realmente naturais e saudáveis, mas outros acabam “enganando” através da embalagem.

 Varie as opções de proteínas (leite, iogurte, queijo branco, ricota temperada, requeijão, creme de ricota, cream cheese, patês caseiros com requeijão ao invés de maionese);
Escolha alimentos que a criança goste e esteja acostumada a comer, fazendo com que a lancheira seja uma extensão da alimentação de casa.